Animado, novo presidente da Sudotec fala sobre o planejametno para o ano de 2017

quarta, 08 de fevereiro de 2017

O empresário Sidnei Batistella assumiu a presidência da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec) no final de 2016.

Ontem, 7, ele se reuniu com a imprensa local para falar sobre as expectativas para o ano que está começando. "Este ano promete muitas inovações tecnológicas e nós temos que estar preparados para elas, ajudando a população a entender e a viver nesse cenário. Temos que promover o desenvolvimento tecnológico sempre voltado para o que as pessoas precisam", resumiu.
O encontro serviu para mostrar os planos traçados pela entidade para o futuro. "Sabemos para onde queremos caminhar. Além das formações de crianças, jovens, adolescentes e adultos, os cursos de inclusão digital, temos também oito empresas incubadas, que logo vão ser nove, já que mais uma foi aprovada na banca", acrescentou.

Marinete Camilo, gestora da Sudotec, fez uma apresentação abordando a história da Sudotec, que nasceu em 2004. Desde sempre, o objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social através do uso da tecnologia. "A Sudotec nasceu das empresas que precisavam de mão de obra qualificada e se uniram para oferecer essa formação gratuitamente, através do Aprender e Crescer, que já foi replicado em diversas cidades. A entidade cresceu, hoje é considerada de utilidade pública municipal e estadual, trabalhando com a qualificação profissional, inclusão digital, incubadora, núcleo de tecnologia e, recentemente, começou com os cursos de robótica", explicou. Os cursos, em sua grande maioria, são gratuitos.
O objetivo é também se aproximar da população, mostrando o que está sendo feito dentro da entidade. A Sudotec está fortalecendo parcerias com Sesi/Senai e a expectativa é oferecer cursos mais avançados para ex-alunos e até para profissionais da área. "Tudo dentro do que o mercado duovizinhense necessita", resumiu o presidente.


Incubadora Tecnológica

São, atualmente, oito empresas incubadas na entidade, que estão em constante evolução (veja box). "Essas empresas estão no mercado, buscando clientes e comercializando produtos", afirmou Marinete. Sidnei, por sua vez, destacou que muitas empresas começaram em virtude da crise. "As empresas de Dois Vizinhos tiveram que fazer ajustes em virtude da crise e muitos profissionais excelentes ficaram soltos no mercado. A maioria deles pensou em ir embora, mas conseguimos trazer para a Sudotec e agora eles criaram novas empresas aqui", completou.
O espaço da entidade está sendo melhorado para receber os colaboradores dos incubados. "Já estamos vislumbrando um local para alocar essas equipes. Também estamos em conversa com a Prefeitura para alterar a lei de incentivo para empresas que, atualmente, é voltada para indústrias e queremos que abranja melhor a área de tecnologia da informação", disse.
Todas as empresas ficam dentro da Sudotec por um período de dois anos e não têm despesas de aluguel, água, luz, telefone e internet. "Ajudamos a empresa até ela começar a andar sozinha", finalizou Sidnei.

Fonte: Jornal de Beltrão por Alexandre Bággio

Fonte: Jornal de Beltrão
 
Desenvolvido por Mar Virtual
2024 - SUDOTEC Desenvolvimento e tecnologia. Todos os direitos reservados